Relógio de ponto biométrico: Como Funciona, Lei, Como Manter e Modelos

Relógio de ponto biométrico: o que é e pra quem é recomendado?

Relógio de Ponto Biométrico

O relógio de ponto biométrico é um equipamento que possibilita o registro de horas e da jornada de trabalho. Tendo, então, como principal característica a capacidade de guardar informações individuais de cada colaborador, esse relógio impede possíveis fraudes.

Segurança e praticidade resumem o relógio de ponto biométrico. O equipamento realiza a marcação dos horários de entrada e saída do funcionário através da leitura das impressões digitais. De forma rápida, há a emissão de um comprovante de marcação para que o colaborador tenha a garantia do registro correto. 

O registro de cada colaborador, no sistema do relógio, deve ser feito através do cadastro da impressão digital e PIS. Alguns modelos permitem o cadastro de senhas numéricas também, mas, é necessário consultar as regras do fabricante.

O relógio biométrico está na lei?

A resposta é: sim! O relógio de ponto biométrico é regulamentado pela Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Essa portaria define, então, quais as normas que devem ser seguidas pelos aparelhos de controle de jornada de trabalho.

Dentre as obrigatoriedades exigidas pelo MTE, estão: registro de jornada e a emissão de comprovantes e de relatórios. Essas são as principais exigências do órgão e garantem a segurança tanto de funcionários, quanto de empregadores.

Existem pontos para se avaliar antes de escolher um relógio biométrico?

Relógio de Ponto Biométrico

Sim! É muito importante avaliar qual relógio comprar e se sanará a necessidade da sua empresa. Existe uma grande variedade de fabricantes de relógios de ponto biométricos no mercado. Contudo, é necessário avaliar se realmente é a escolha ideal para o seu negócio.

Como falamos anteriormente, os relógios precisam seguir as normas do MTE e é importante, também, que sejam aprovados pelo INMETRO. Além disso, os relógios precisam contar com um sistema de ponto que registrará todas as informações e possibilitará ao RH acesso a elas em tempo real.

Escolher um relógio de ponto com essas características, garante segurança jurídica para o seu negócio. 

Esse tipo de relógio é indicado para empresas que possuam a maior parte dos funcionários atuando de forma presencial. Por contar com o registro biométrico, ele garante, então, maior segurança acerca das informações registradas. É um método que pode ser aderido por empresas de grande porte, visto que comporta um alto número de funcionários no sistema.

Como garantir o bom funcionamento do meu equipamento

Relógio de Ponto Biométrico

Para prolongar a vida útil do seu relógio, é essencial contar com uma manutenção preventiva do equipamento.

Pensando nessa necessidade, a Rep Relógios oferece, então, o serviço de manutenção corretiva. Através do contrato desse serviço, nossa equipe estará disponível para auxiliar em eventuais problemas técnicos no equipamento.

Você sabia?

Um dos maiores motivos que levam a um processo trabalhista é a negligência, por parte das empresas, do registro de horas. 

Então, garanta segurança para sua empresa e colaboradores utilizando um método de controle de horas confiável. Com os registros e relatórios em mãos, as chances de perda em um processo diminuem consideravelmente. 

Consulte nossa equipe através desse link e escolha a melhor opção para o seu negócio.

Copyright © 2020 REP Relógios (Lei 9610 de 19/02/1998) Todos os Direitos Reservados - Sistemas Licenciados para REP Relógios

projeto webdna