Registro de Ponto Online, como funciona e quais as vantagens desse sistema?

Você conhece o sistema de registro de ponto online ou já pensou sobre as razões da sua empresa necessitar de um sistema para registro de ponto?

O registro de ponto é essencial para estabelecimentos com mais de 20 colaboradores. Essa obrigatoriedade é uma exigência da Lei do Ponto Eletrônico de 2009 (falaremos mais sobre isso neste artigo).

Além disso, é também uma ferramenta que auxilia e assegura empresas e funcionários de seus direitos. Ele é o responsável pelo controle e marcação de horários de entrada, saída, intervalos, atrasos, horas extras e adicionais noturnos.

De grande importância para as empresas, a ausência ou negligência do registro de ponto está entre as principais causas de processos trabalhistas pois, se não for bem gerenciado, pode ocasionar grandes conflitos entre a empresa e o colaborador.

Há alguns anos, era comum vermos registros de ponto sendo realizados manualmente pelo próprio funcionário. Isso, por sua vez, que dificultava o controle e validação das informações por parte das empresas.

Devido a essa necessidade, novos métodos têm surgido para facilitar o registro para os funcionários e, também, para assegurar a empresa das informações registradas, impedindo conflitos e ações judiciais por falhas humanas e irregularidades nos registros.

A empresa é a principal responsável pelo Registro de Ponto Online?

De forma alguma! A responsabilidade pelo registro de ponto não é inteiramente da empresa. Em muitas instituições, a falta de registro de horas ou o registro executado de forma incorreta por parte dos funcionários são problemas frequentes, portanto, quanto mais simples e facilitado for o processo de controle de horas, menos ocorrerão falhas no registro.

Atualmente, diversos métodos de registro de ponto estão disponíveis no mercado. Mas você sabe qual a melhor opção para a sua empresa?

Registro de Ponto Online tem atraído empresas

registro de ponto atrai empresas

Dentre os variados métodos do mercado, o que tem chamado a atenção por proporcionar praticidade, segurança e flexibilidade é o registro de ponto online. Mas você sabe como ele funciona?

Possibilitando a instalação no smartphone pessoal do colaborador ou em aparelhos da empresa, como notebooks e tablets, o registro de ponto online não exige a presença de um aparelho físico como relógio de ponto para a marcação de horários, sendo ideal para funcionários que trabalham remotamente.

Os softwares digitais registram o ponto através de reconhecimento facial ou senhas pessoais. Alguns deles permitem funcionalidades extra, como o registro da localização do colaborador, envio de atestados médicos e solicitação de férias, sendo, então, recursos a mais para auxiliar o departamento pessoal da empresa.

O registro de ponto online está na lei?

registro de ponto online está na lei

Ele é permitido, mas não entra na chamada “Lei do Ponto Eletrônico”. Citada anteriormente, essa lei se refere a Portaria 1510/2009, criada pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para regulamentar os registros da jornada de trabalho de empregados e, segundo o MTE, garantir os direitos dos trabalhadores, principalmente em relação ao pagamento de horas extras.

Mas essa lei também assegura o empregador, estabelecendo normas aos sistemas de registro de ponto que impedem a violação ou adulteração das informações registradas pelos funcionários.

Em 2011, a fim de flexibilizar as reivindicações anteriormente definidas e complementar a Portaria anterior, foi promulgada a Portaria 373/2011. Essa nova Portaria, trouxe, então, a possibilidade de registro de ponto sem a emissão do comprovante físico para o colaborador, otimizando o controle de horas para as empresas e permitindo que funcionários registrem suas horas mesmo em atividades externas ou trabalho remoto, através de softwares.

É recomendado que se escolham softwares para registro de ponto online adaptados às exigências das portarias e que sigam os padrões dos registros de ponto tradicionais, emitindo relatórios para o departamento pessoal da empresa e fornecendo comprovantes de registro aos colaboradores. O comprovante de registro de ponto online é enviado aos funcionários por e-mail.

Quais as vantagens do registro de ponto online?

Quais as vantagens do registro de ponto digital

Propondo, facilidade as empresas, o registro de ponto online possibilita ao RH, o acesso aos dados de registro em tempo real. Resultando, então, na gestão de pessoas de forma prática e no acompanhamento dos horários com uma maior facilidade se comparado aos métodos de registro de ponto tradicionais.

Listamos aqui as principais vantagens do registro de ponto online:

1 – É econômico

Por não exigir a presença de um relógio de ponto físico, o registro de ponto online pode ser econômico. Esse sistema é, também, prático para a sua empresa, pois é necessária apenas a compra do sistema de utilização.

2 – É para todos

Abrange colaboradores que atuam presencial ou remotamente. Desse modo, permite o acesso através de diversos aparelhos e pode ser utilizado tanto on-line quanto off-line. É, então, ideal para o controle de horas de todos os colaboradores da empresa.

3 – É acessível

Todas as informações registradas ficam disponíveis para consulta do departamento pessoal e do colaborador. Então, permite o controle em tempo real e garante que os registros foram efetuados corretamente.

4 – É prático

O sistema calcula automaticamente os atrasos e horas extras, emitindo relatórios que agilizarão o cálculo de horas do RH.

Conseguimos te ajudar a compreender o funcionamento do registro de ponto online?

Possui alguma dúvida ou quer saber mais informações sobre como funciona o registro de ponto online? Entre em contato com nossa equipe clicando aqui.

Aproveite para experimentar gratuitamente esse método (o teste gratuito dura por tempo limitado).

 

Copyright © 2020 REP Relógios (Lei 9610 de 19/02/1998) Todos os Direitos Reservados - Sistemas Licenciados para REP Relógios

projeto webdna