Controle de acesso por aproximação ou biometria – qual o melhor?

Controle de acesso por aproximação ou biometria – qual o melhor?

Essas duas tecnologias são nossas aliadas na hora de proteger, seja seu condomínio, casa ou empresa. Mas, qual a vantagem e desvantagem das duas e qual é a melhor para manter a segurança?

Neste conteúdo vamos comparar as duas tecnologias de controle de acesso com objetivo de ajudar você a escolher o melhor para sua empresa, condomínio ou casa. Leia atentamente a seguir.

Aproximação: controle de acesso por cartão

O controle de acesso por cartão ainda é muito utilizado tanto em casas quanto em empresas que visam se proteger contra o acesso de pessoas não autorizadas. Essa tecnologia funciona da seguinte forma:

Nesse sistema de controle de acesso, o cartão contém um chip com a identificação do usuário. É feito um cadastro do visitante com seus dados pessoais, como RG, foto, e até o local a ser visitado pelo portador do cartão.

Após o cadastro feito o visitante só precisa aproximar o cartão do leitor para que a porta, catraca ou elevador seja liberado. Caso o visitante volte outro dia, é necessário realizar outro cadastro em um novo cartão.

O controle de acesso por proximidade exige um investimento em cartões (já que é necessário um cartão individual para cada pessoa), local de descarte para os cartões e instalação de leitores.

Qual a desvantagem do controle de acesso por aproximação?

registro de ponto atrai empresas

A primeira desvantagem é a reposição de cartões, caso um cartão seja perdido, é necessário repor esse material eletrônico.

A segunda desvantagem é a facilidade de fraude ou acesso de pessoas não autorizadas, pois, é relativamente fácil alguém passar o cartão de acesso de forma intencional ou mesmo, perder o cartão dá a chance a pessoas mal intencionadas a acessar o local usando o cartão de acesso.

Essa tecnologia é só desvantagem? Não!

Vantagens do controle de acesso por aproximação

Além das desvantagens apresentadas o controle de acesso por aproximação tem suas vantagens e uma delas é a praticidade oferecida por esse tipo de acesso, além disso, é uma tecnologia durável que dificilmente dá erro.

Controle de acesso por biometria

registro de ponto online está na lei

O controle de acesso por biometria é utilizado em locais que necessitam de segurança máxima. O sistema de controle de acesso por biometria funciona também por cadastro, é realizado um cadastro com as informações do visitante como RG, permissão de acesso e as digitais ou outras partes do corpo como íris, retina, face ou palma da mão.

Essas informações são armazenadas no cadastro do visitante e assim ele pode acessar partes da empresa ou condomínio conforme seu nível de permissão estipulado no cadastro.

Diferente do controle de acesso por aproximação esse cadastro é feito uma única vez, após liberado o cadastro o visitante só precisa aproximar seu dedo do leitor biométrico para entrar ou sair dos ambientes.

Vantagem do controle de acesso por biometria

Quais as vantagens do registro de ponto digital

Sua grande vantagem é não ter despesa com material perdido, como é o caso do controle de acesso por cartão.

Outra grande vantagem é a segurança oferecida por este controle de acesso, pois, essa tecnologia não oferece facilidade de uma pessoa mal intencionada passar o seu acesso para outra, como acontece com o cartão.

É uma tecnologia mais segura que diminui as fraudes que são facilmente praticadas com o controle de acesso por aproximação, até os bancos utilizam a segurança oferecida pela biometria a fim de proteger seus usuários a todo custo.

Desvantagem do controle de acesso por biometria

Assim como a vantagem tudo tem sua desvantagem, uma das desvantagens do controle de acesso por biometria é a falha na hora de liberar o acesso. Caso o dedo esteja sujo ou mesmo por uma falha no leitor biométrico.

Há também leitores biométricos de má qualidade, uma dica é pesquisar as melhores empresas de leitores para evitar surpresas indesejáveis na hora de implementar o controle de acesso por biometria.

Esse conteúdo retirou suas dúvidas a cerca das duas tecnologias de controle de acesso? Deixe seu comentário, estamos prontos para te ajudar.

Copyright © 2020 REP Relógios (Lei 9610 de 19/02/1998) Todos os Direitos Reservados - Sistemas Licenciados para REP Relógios

projeto webdna