Preciso controlar a jornada de trabalho dos meus funcionários com relógio de ponto? O que fazer?

Não importa qual seja o tamanho da sua empresa, o relógio de ponto é a maneira mais eficiente, prática e segura de fazer o controle das jornadas de trabalho dos seus funcionários.

Tanto as micro e pequenas empresas, quanto as empresas de médio e grande porte podem se beneficiar das facilidades que o uso do relógio de ponto traz.

Afinal, ter um registro das horas trabalhadas de cada funcionário, assim como fazer o acompanhamento das horas extras, intervalos para almoço, saídas para médico e outras necessidades, faltas e atrasos, é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande.

Com um bom sistema de controle de horários, amparado pelos melhores relógios de ponto do mercado, o seu empreendimento obterá tranquilidade para cumprir as leis trabalhistas e prosperar.

É mesmo obrigatório ter um relógio de ponto na minha empresa?

O controle de horas através da marcação de ponto, seja manual, mecânico ou eletrônico, hoje é obrigatório para empresas e estabelecimentos que possuam mais de 10 funcionários em sua equipe.

Vale lembrar que o antigo livro de pontos manual é considerado muito limitado, especialmente se comparado com os sistemas de relógio de ponto atuais. O sistema manual peca principalmente pelas suas limitações ao fim do mês.

A contabilização e organização das horas dos funcionários pode se tornar um trabalho cansativo, além de ser passível de erros. Sem o registro correto, seguro e confiável das horas trabalhadas pela equipe, a sua empresa corre o risco de passar por ações trabalhistas no futuro, sofrendo as penalizações cabíveis.

A legislação não faz exigências quanto ao tipo de relógio de ponto que será utilizado por cada empresa, deixando ao empregador um grande número de possibilidades de relógios de ponto. E, afinal, como saber qual é o melhor tipo de relógio de ponto para a minha empresa?

Como escolher o melhor tipo de relógio de ponto para a minha empresa?

São vários os fatores que influenciam na hora de escolher o melhor relógio de ponto para a sua empresa e também são vários os modelos de relógios de ponto disponíveis no mercado. Nessa hora, a dúvida principal é: "Será que preciso de um relógio de ponto biométrico? Ou será que é melhor um relógio de ponto cartográfico?"

E agora?

Modelos de Relógio Cartográfico:

Modelos de Relógio de Ponto Eletrônico:

Bem, o primeiro fator a ser considerado ao escolher um relógio de ponto é o tamanho da sua empresa, ou seja, quantos funcionários entram e saem diariamente. Também é importante saber como funcionam os fluxos de trabalho no seu time.

Se toda a sua equipe chega junta em um mesmo horário, é necessário ter um equipamento que garanta agilidade nesse processo. Não dá para deixar o trabalhador que chegou na hora certa marcar o ponto atrasado por causa de uma má escolha de relógio de ponto, não é mesmo?

A posição em que o relógio de ponto é colocado no seu estabelecimento também precisa ser considerado. O lugar deve ser de fácil acesso para os funcionários mas que também permita o seu monitoramento, garantindo assim um melhor controle de horas extras, além de ajudar a estimular a pontualidade e evitar atrasos na sua equipe.

O mais importante na hora de escolher o relógio de ponto ideal para a sua empresa é poder contar com uma equipe especializada que saiba analisar todas as necessidades e particularidades do seu negócio.

Para isso, conte com a Rep Relógios, que tem as melhores soluções de automação de registro de ponto, relógio de ponto e controle de acesso, através de sistemas informatizados com softwares de alta tecnologia e uma equipe altamente treinada.

Solicite um orçamento para (11) 5538-1400 ou envie um e-mail: contato@reprelogios.com.br